O Doutorado do PPG BADPI foi instituído em 1986. Mais de 80% dos egressos do doutorado permanecem na Amazônia Legal, sendo que 60% estão vinculados às instituições públicas de ensino e pesquisa. A maioria deles vem atuando nos altos escalões do poder público regional e nacional, como, por exemplo, nas secretarias de estado de meio ambiente, ciência e tecnologia do Estado do Amazonas, diretoria executiva da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas, Ministério do Meio Ambiente,  ICMBio,  Embrapa, IBAMA e vários outros.

Os interessados em participar do Processo Seletivo do doutorado no BADPI, favor buscar no menu superior da pagina principal do BADPI o botão "Admissão". O Edital e informações sobre o Processo Seletivo serão aí publicados. Caso deseje mais informações, contactar a secretaria no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou telefone (92) 3643-3344.

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ROTEIRO PARA ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

O Estágio Docência é regido pelo Artigo 36o do Regimento do PPGBADPI e segue as normas da CAPES (PORTARIA N 76, DE 14 DE ABRIL DE 2010). O Conselho do BADPI aprovou que o Estágio Docência pode ser realizado em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas em qualquer estado brasileiro, presencial ou remotamente. Para tanto o estudante deve seguir o roteiro abaixo e consultar o Regimento do BADPI e a Portaria da CAPES, citada acima.

1. Baixar e preencher a carta de apresentação ao professor da disciplina que pretende realizar o estágio (clique aqui). Depois solicitar assinatura da coordenação ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. );

2. Baixar o formulário para o plano de atividades do estágio (clique aqui). Este modelo é para ser preenchido pelo estudante com auxílio do responsável pela disciplina e anuência do orientador. Encaminhar a ementa da disciplina na qual realizará o estágio;

3. Baixar e preencher carta de encaminhamento da autorização para realização do estágio (clique aqui). Com esta carta deve ser encaminhado o plano de atividades do estágio devidamente assinado. Este encaminhamento deve ser feito ao Conselho, antes do início do estágio para apreciação da Comissão de Bolsas;

4. Baixar e preencher o Relatório do Estágio de Docência (clique aqui). Este relatório deve ser feito ao final do estágio e ser aprovado pelo responsável pela disciplina e vir devidamente assinado. Este relatório deve ser encaminhado ao Conselho para apreciação da Comissão de Bolsas e outras providências;

5. Baixar e preencher (clique aqui) carta de encaminhamento ao Conselho do Relatório do Estágio de Docência, para apreciação pela comissão de bolsas.

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INSTRUÇÕES PARA EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO - BADPI

Art 54º - Os discentes de mestrado e doutorado deverão submeter-se ao Exame de Qualificação, perante banca indicada pelo CP do PPG BADPI.

Art 56º - O exame de Qualificação para o Doutorado constará de uma apresentação teórica relacionada à área de desenvolvimento da tese, com arguição oral pela banca, na qual será avaliada a capacidade e conhecimento científico do discente em gerenciar as diversas áreas do conhecimento relacionadas ao PPG BADPI.

§ 1º - Para solicitar o agendamento de sua apresentação o discente deverá apresentar comprovação de um artigo o qual deve encontrar-se em fase de revisão para publicação sendo que este artigo não precisa estar relacionado aos objetivos da tese (se for um artigo já publicado, a data de publicação deve ser posterior ao ingresso do estudante no BADPI).

§ 2º - Na apresentação da Aula de Qualificação o discente de doutorado disporá de, no mínimo, 30 (trinta) minutos e no máximo 50 (cinquenta) minutos para a exposição. Cada membro da banca julgadora disporá de até 20 (vinte) minutos para arguição, tendo o discente igual tempo para resposta. Em seguida, cada membro emitirá parecer considerando o discente “aprovado” ou “reprovado”. O parecer final será aquele emitido pela maioria dos membros da banca.

§ 3º - O discente de doutorado deverá obter aprovação no Exame de Qualificação até o 24º (vigésimo quarto) mês após seu ingresso no programa. Ao discente que for reprovado no Exame de Qualificação será permitido repeti-la uma vez, respeitando este prazo.

Parágrafo único - Poderão participar como membros de bancas julgadoras de aula de qualificação doutores exercendo atividades de ensino e/ou pesquisa. O orientador deverá encaminhar ao CP a sugestão de pelo menos 7 (sete) nomes para compor a banca examinadora do exame de qualificação, com a concordância dos mesmos e ciência do orientado. A Banca Julgadora da Aula de Qualificação, tanto do mestrado como do doutorado, definida pelo CP, será formada por 3 (três) membros titulares e 2 (dois) suplentes, sendo vetada a participação do orientador e coorientador, se houver, como membro da banca julgadora.

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ROTEIRO PARA SOLICITAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO DO DOUTORADO

Antes de solicitar o agendamento o estudante deverá providenciar os seguintes documentos: 1)histórico escolar; 2) comprovação de que o artigo submetido para publicação está pelo menos em revisão (print da página com o “status” do trabalho) ou carta do editor atestando o status do trabalho; no caso de trabalh o publicado, print da primeira página do trabalho publicado;

1. Solicitação do agendamento da Aula de Qualificação do Doutorado (clique aqui para obter modelo); após a aprovação do agendamento e banca examinadora pelo Conselho, o(a) estudante/orientador(a) deverá comunicar e confirmar com os aprovados a sua participação no evento, fornecendo, quando for o caso o link público para acesso à apresentação;

2. Parecer individual dos membros da banca examinadora (clique aqui para obter modelo), deve ser preenchido com as informações necessárias e entregue a cada examinador para que emita seu parecer e assine. Imediatamente após a defesa o orientador deverá encaminhá-lo para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

3. Certificado de Participação dos membros da banca examinadora (clique aqui para obter modelo), deve ser preenchido com as informações necessários e enviado para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para assinatura do(a) Coordenador(a) do BADPI, que o devolverá ao orientador antes da defesa para que seja entregue e/ou enviado a cada examinador;

OBS: Caso o Exame seja feito remotamente, deve ser observado seu caráter público, neste caso o “link” para acesso à aula deve ser público e será divulgado para que todos os interessados possam assistir ao evento, sem a necessidade de qualquer aprovação para isso. Quando for este o caso, os formulários para parecer deverão ser enviados previamente aos examinadores e estes após emitirem o parecer e assinatura, deverão imediatamente enviá-lo ao e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

NORMAS E ROTEIRO PARA DEFESA DE TESE DE DOUTORADO

Art. 62º - As dissertações e teses podem ser redigidas em capítulos na forma de artigos em inglês. As normas para redação do texto, estão determinadas no art. 49 do Regulamento Geral do PPG-INPA.

SEÇÃO VIII - DAS BANCAS JULGADORAS E DAS DEFESAS

Art. 63- O orientador, juntamente com o seu orientando, encaminhará ao CP do PPG BADPI, solicitação de agendamento de defesa mediante apresentação dos documentos abaixo:

§ 1º Cópia da dissertação ou tese.

§ 2º Formulário de contagem oficial dos créditos e histórico escolar. Estes documentos devem ser solicitados à secretaria e encaminhados ao CP juntamente com os documentos mencionados acima.

§ 3º Para o Doutorado será exigido o comprovante de ao menos um artigo aceito ou publicado em revista com Qualis Bl ou superior referente aos objetivos da tese.

Art. 64º - A defesa ocorrerá de acordo com o art. 52. do Regulamento Geral do PPG- INPA.

§ 1º - A banca será constituída por 5 (cinco) membros (três titulares e dois suplentes) no caso de Mestrado, e por 7 (sete) membros (cinco titulares e dois suplentes) no caso de Doutorado. todos com o título de Doutor.

§ 2º - O orientador deverá sugerir nomes de membros para a composição da banca.

§3º - A banca julgadora da dissertação ou da tese será definida pelo CP. Ela será constituída, no mestrado, por no mínimo 2 (dois) membros externos, sendo pelo menos I(um) titular, e, no doutorado, 3 (três) membros externos, sendo pelo menos 2 (dois) titulares. O orientador. o(s) coorientador(es) e o orientador substituto, se houver, não poderão fazer parte da banca. Entenda-se por membros externos aqueles não vinculados ao PPG BADPI. Em caráter excepcional, composições de bancas diferentes das acima mencionadas poderão ser aceitas pelo CP, desde que devidamente justificadas pelo orientador.

§ 4º - A banca será presidida pelo membro do Programa residente e/ou com o maior tempo de titulação.

§ 5º - Após definição da banca julgadora de Dissertação/Tese, a Secretaria do PPG BADPI encaminhará a dissertação ou tese aos membros da banca.

§ 6º - O CP marcará a Defesa dentro de um prazo de até 45 (quarenta e cinco) dias após a escolha da banca.

Art. 65º - A Defesa Pública e Presencial consistirá na apresentação de seu trabalho, seguida de arguição pelos membros da banca.

§1º - O discente terá até 60 (sessenta) minutos para a apresentação de seu trabalho.

§ 2º - Cada membro da banca disporá de até 30 (trinta) minutos para arguição, e o discente igual tempo para resposta.

Art. 66º - Após o término da arguição, os membros da banca se reunirão reservadamente para emitir o parecer final sobre a dissertação ou tese.

§ 1º - A dissertação ou tese será considerada aprovada se prevalecer a decisão da maioria (dois para Mestrado e três para Doutorado) ou por unanimidade de seus membros.

§ 2º - A dissertação ou tese será considerada reprovada se prevalecer a decisão da maioria (dois para Mestrado e três para Doutorado) ou por unanimidade de seus membros.

§ 3º - A critério da banca julgadora da dissertação ou tese, a aprovação do discente poderá vir acompanhada das menções “distinção” ou “distinção e louvor”. A menção com “distinção e louvor” somente será atribuída por decisão unânime dos membros da banca julgadora. No caso da maioria aprovar com “distinção” e/ou “distinção e louvor”, será atribuída a menção “distinção”.

§ 4º — Ao final da defesa pública será redigida uma Ata contendo o parecer final e a assinatura de todos os membros da banca.

Art. 67º - O discente aprovado disporá de. no máximo, 30 (trinta) dias para entregar à Secretaria do Programa a versão final contendo as modificações sugeridas pela banca julgadora. Caso uma nova versão não seja encaminhada, a versão submetida inicialmente à banca será considerada como versão final.

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ROTEIRO PARA SOLICITAÇÃO DE AGENDAMENTO DA DEFESA DA TESE DE DOUTORADO

1. Solicitação de Agendamento da Defesa da Tese de Doutorado (clique aqui para obter modelo); (ATENÇÃO, estudantes de doutorado que ingressaram no BADPI até dezembro de 2017 e optaram pelo Regulamento vigente no seu ingresso, são dispensados do item 5.  São dispensados do item 6 se não forem bolsistas CAPES)

2. Cópia digital da versão final da Tese em formato MSWORD e PDF;

3. Declaração oficial de integralização de TODOS os créditos em disciplinas exigidos para o Doutorado (solicitar pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. );

4. Histórico escolar atualizado (solicitar pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. );

5. Comprovação de aceite ou publicação de pelo menos um artigo em revista Qualis B1 ou superior. O trabalho deve ser sobre um ou mais objetivos da Tese (como comprovante pode ser apresentado uma carta do editor explicitando a aceitação do trabalho para publicação, ou “print” da página da revista onde conste claramente que o trabalho está aceito para publicação. No caso do trabalho publicado, pode ser apresentado cópia da primeira página do trabalho publicado como comprovação);

6. Comprovação de realização do Estágio de Docência.

OBS: Todos os modelos devem ser preenchidos, devidamente assinados, salvos em PDF e anexados a uma mensagem de e-mail, enviada pelo orientador, encaminhando toda a documentação exigida para o agendamento da defesa de Tese.

Após a aprovação da solicitação de agendamento, indicação da banca examinadora o estudante/orientador deverá fazer “download” dos modelos de documentos abaixo e preenchê-los com as informações necessárias (o estudante/orientador devem comunicar aos membros da banca sua escolha como examinador, titular ou suplente e confirmar a participação na defesa):

1. Parecer individual dos membros da banca examinadora da Tese de Doutorado (clique aqui para obter modelo). Este documento deve ser preenchido com as informações necessárias e entregue a cada examinador para que emita seu parecer e aponha sua assinatura. Imediatamente após a defesa o orientador deverá encaminhá-lo para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2. Ata da Defesa da Tese de Doutorado (clique aqui para obter modelo). Preencher com as informações adequadas nos locais indicados. Após a defesa, os examinadores deverão preencher a ata e assiná-la. A Ata assinada deve ser encaminhada para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , para a assinatura da Coordenação.

3. Certificado de Participação dos membros da banca examinadora da Tese de Doutorado (clique aqui para obter modelo), deve ser preenchido com as informações necessários e enviado para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para assinatura do(a) Coordenador(a) do BADPI, que o devolverá a(o) orientador(a) antes da defesa para que seja entregue e/ou enviado a cada examinador;

4. Carta de Encaminhamento da versão final corrigida da Tese de Doutorado (clique aqui para obter modelo) para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ;

OBS: Caso o Exame da Tese de Doutorado seja feito em sessão remota, deve ser observado seu caráter público, neste caso o “link” para acesso à aula deve ser público e será divulgado para que todos os interessados possam assistir ao evento, sem a necessidade de qualquer aprovação para isso. Quando for este o caso, os pareceres deverão ser enviados previamente aos examinadores e estes após emitirem seus pareceres e assinarem estes documentos, deverão imediatamente enviá-lo ao e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

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