Em linhas gerais e sujeito a modificações o Processo de seleção de alunos para o PPG-EBNT/JBRJ se dá da seguinte maneira

Todo final de ano, aproximadamente nos meses de outubro/novembro a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical torna pública a abertura de inscrições para o exame de seleção para os cursos de mestrado e doutorado. Na ocasião as inscrições prévias podem ser efetuadas através de formulário de inscrição eletrônico que fica disponível através de um link.

A inscrição e a entrega dos documentos normalmente são efetuados diretamente na Secretaria da Escola Nacional de Botânica Tropical ENBT até data estipulada ou enviados pelo correio, em encomenda registrada com data de postagem até a mesma data, para o seguinte endereço:

Escola Nacional de Botânica Tropical

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Comissão de Seleção de Pós-Graduação em Botânica

Rua Pacheco Leão, 2040 – Horto

20460-030, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Normalmente são exigidos os seguintes documentos

1  - Cópia devidamente autenticada ou cópia legível com apresentação do original para processo de autenticação do diploma de graduação ou de declaração fornecida pela IES da conclusão do curso de graduação ou da provável conclusão no ano letivo de 2017, para os candidatos ao curso de Mestrado. Cópia autenticada ou cópia legível com apresentação do original para processo de autenticação do diploma de mestrado ou de declaração fornecida pelo PPG da conclusão do mestrado ou da provável conclusão até fevereiro de 2018, para os candidatos ao curso de Doutorado.

2  - Cópia devidamente autenticada ou cópia legível com apresentação do original para processo de autenticação do histórico escolar do curso de graduação, para os candidatos ao curso de Mestrado.

3  - Cópia devidamente autenticada ou cópia legível com apresentação do original para processo de autenticação da carteira de identidade, do título de eleitor e do CPF. Para alunos estrangeiros, cópia devidamente autenticada ou cópia legível com apresentação do original para processo de autenticação das páginas de identificação do passaporte.

4  - Duas fotos 3X4.

5  - Curriculum vitae comprovado (modelo ENBT/JBRJ). Modelo para Mestrado ou Doutorado (arquivo em formato DOC) disponíveis no site .

6  - Plano de trabalho, com até quatro páginas, para candidatos ao Mestrado e Projeto de Tese, com até 25 páginas, para candidatos ao Doutorado. O candidato deve indicar neste documento a Área de Concentração do PPG na qual será desenvolvido o seu plano ou projeto. As duas áreas de concentração são: (1) Diversidade Vegetal em Ecossistemas Neotropicais e (2) Ecologia em Ecossistemas Neotropicais.

7  - Para candidatos ao Doutorado, cópia do Projeto de Tese, no formato pdf, a ser avaliado por um referee externo ao PPG. Esta cópia não deverá apresentar os nomes do candidato e do orientador.

8  - Carta de aceitação de orientador credenciado no PPG (modelo ENBT/JBRJ). Os modelos das Cartas de aceitação de Mestrado e Doutorado (arquivo em formato DOC) estão disponíveis no site.

9  - Declaração de conhecimento do prazo máximo para término do curso de Mestrado (24 meses) e de Doutorado (48 meses).

OBS. Todos os documentos solicitados deverão ser anexados ao site no momento da inscrição e posteriormente entregues na Secretaria do Programa.

Vagas disponíveis: 15 de Mestrado e 10 de Doutorado.

A lista das inscrições homologadas, com os nomes dos candidatos que atenderam os requisitos de inscrição estabelecidos neste Edital, será divulgada a partir do dia 24 de novembro de 2017 no endereço eletrônico: www.jbrj.gov.br > ensino > pós-graduação> http://w2.portais.atrio.scire.net.br/jbrj-ppgenbt/.

 

ETAPAS DA SELEÇÃO PARA O MESTRADO

O processo de seleção para os candidatos ao mestrado será realizado numa primeira fase através de prova escrita eliminatória, com duração de quatro horas e peso 3, em que os candidatos que obtiverem a nota igual ou superior a 6,0 (seis) serão aprovados para a segunda fase. A segunda fase incluirá duas etapas, à saber: 1. Avaliação do Plano de Trabalho, com peso 2; e 2. Análise do curriculum vitae com peso 1.

Prova escrita – Nota 1

A prova escrita será constituída por questões referentes a conhecimentos em Botânica Geral e de conhecimentos específicos das duas Áreas de Concentração do Programa de Pós-graduação. A prova será composta por 20 (vinte) questões, sendo 4 sobre a interpretação de um texto científico dentro da Botânica, 8 (oito) de Botânica Geral e 8 (oito) questões específicas referentes às linhas de pesquisas das Áreas de Concentração do PPG. O candidato deverá responder a 8 (oito) questões (descartará doze questões), sendo obrigatório responder 2 (duas) sobre o artigo científico, 2 (duas) sobre Botânica Geral, e 2 (duas) da linha de pesquisa e outras 2 (duas) de livre escolha do candidato, com a nota podendo variar de 0 (zero) a 10,0 (dez).

As respostas deverão ser escritas na língua portuguesa e o conteúdo da prova terá como base a bibliografia listada ao final do e presente Edital.

Avaliação do Plano de Trabalho – Nota 2

O Plano de Trabalho de dissertação deverá ser escrito em quatro páginas (no máximo), contendo um cabeçalho com o nome do aluno, título do Plano, linha de pesquisa do PPG e o nome do orientador, precedidos dos seguintes itens: introdução, objetivo, metodologia, cronograma de atividades, potencial de produção intelectual (artigos científicos, capítulos de livros, produtos tecnológicos, etc.), e referências. A área de concentração, escolhida pelo candidato, e o perfil do orientador devem estar em consonância com a proposta de Plano de Trabalho. Uma declaração de aceite deverá ser encaminhada à PPG pelo orientador (modelo aceite declaração mestrado) por meio de mensagem eletrônica, contendo o nome do candidato, o título do Plano de Trabalho e a linha de pesquisa.

O Plano de Trabalho será apresentado oralmente pelo aluno em um prazo de 15 minutos. A avaliação do Plano de Trabalho será baseada na compreensão e interpretação do tema do Plano pelo candidato, incluindo fundamentação teórica, objetivos e metodologia, e enquadramento do Plano às linhas de pesquisa do PPG/ENBT. A nota poderá variar de 0 (zero) a 10,0 (dez).

Análise do Curriculum Vitae - Nota 3

O currículo do candidato deverá ser elaborado de acordo com o modelo fornecido pela PPG (modelo mestrado) e deve ser comprovado através de certificados e declarações. Os documentos comprobatórios do currículo deverão ser numerados e organizados na mesma sequência numérica dos itens do currículo e entregues até o dia da prova escrita.

A nota final da avaliação do currículo será a média aritmética das notas finais atribuídas pelos examinadores. O melhor currículo receberá a nota 10,0 e os demais receberão nota proporcional.

A nota poderá variar de 0 (zero) a 10,0 (dez).

Aprovação

A média final mínima para aprovação é 6,0 (seis) e a matrícula estará vinculada à existência de vagas.

Aprovação = (Nota 1 x 3) + (Nota 2 x 2) + Nota 3 x 1) / 6 ≥ 6,0

Atenção: A bibliografia para a prova escrita da seleção de mestrado estará disponível para consulta na Biblioteca Barbosa Rodrigues do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, localizada na Rua Jardim Botânico nº 1008, Jardim Botânico.

 

ETAPAS DA SELEÇÃO PARA O DOUTORADO

O processo de seleção para os candidatos ao doutorado será realizado por meio de prova de inglês (eliminatória), apresentação do Projeto de Tese (peso 3) e análise do Curriculum Vitae (peso 1).

Prova de Inglês

A prova de inglês constará da interpretação de um texto relacionado à botânica, com até 400 palavras, pelo período de 60 minutos, sendo permitido o uso somente de dicionário inglês-inglês. As provas serão anônimas, identificadas por um número aleatório para cada candidato. A prova é eliminatória e o candidato aprovado será considerado proficiente.

Os candidatos nativos de países que tenham o inglês como língua oficial assim como alunos que obtiveram proficiência em até 2 anos durante mestrado nos Programas de Pós-Graduação da Escola Nacional de Botânica Tropical/JBRJ, estão dispensados da prova.

Apresentação do Projeto – Nota 1

A apresentação do projeto será pública e terá duração de 15 minutos. Em seguida, o candidato será arguido pela Comissão de Seleção. A ordem de apresentação dos projetos pelos candidatos será definida pela Comissão de Seleção.

Durante a arguição a Comissão de Seleção considerará os seguintes critérios:

a) Fluência e propriedade de expressão do candidato.

b) Ordenamento lógico dos argumentos.

c) Precisão conceitual.

d) Uso adequado da linguagem científica.

e) Capacidade crítica na discussão do tema do projeto.

f) Demonstração de argumentação à temática do projeto.

A avaliação do texto e a arguição serão realizadas com base no formato e na coerência do Projeto de Tese. O Projeto deverá ser redigido e apresentado em língua portuguesa. A nota poderá variar de 0 (zero) a 10,0 (dez)

Formato:

a)  Identificação (título, nome do candidato e do orientador).

b)  Fundamentação teórica.

c)  Hipóteses.

d)  Objetivos.

e)  Justificativa.

f)   Métodos.

g)  Referências.

h)  Potencial de produção intelectual (artigos, capítulos de livros, etc.)

i)   Cronograma físico-financeiro.

Coerência:

a)   Fundamentação teórica/bibliografia refletindo o estado atual do conhecimento relativo ao assunto proposto.

b)  Pertinência da(s) hipótese(s) em relação à fundamentação teórica.

c)   Pertinência dos objetivos em relação à(s) hipótese(s).

d)  Pertinência dos métodos em relação aos objetivos.

Análise do Curriculum Vitae – Nota 2

Os currículos dos candidatos deverão ser elaborados de acordo com o modelo fornecido pelo PPG (modelo doutorado) e devem ser comprovados através de certificados e declarações. Os documentos comprobatórios do currículo devem estar numerados e organizados na mesma sequência numérica dos itens do currículo e entregues até o dia da apresentação do Projeto de Tese.

A nota final da avaliação do currículo será a média aritmética das notas finais atribuídas pelos examinadores. O melhor currículo receberá a nota 10,0 e os demais receberão nota proporcional.

A nota poderá variar de 0 (zero) a 10,0 (dez).

Aprovação

A média final mínima para aprovação é 7,0 (sete) e a matrícula estará vinculada à existência de vagas.

Aprovação = (Nota 1 x 3) + (Nota 2 x 1) / 4 ≥ 7,0

Disposições finais

Os recursos devem ser encaminhados pelo candidato, por escrito, à Coordenação do PPG/ENBT/JBRJ.

O Processo de Seleção de candidatos para o Programa de Pós-Graduação em Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical/JBRJ é de responsabilidade da Comissão de Seleção, que pode solicitar juntamente com a Coordenação do PPG, a colaboração de docentes de pós-graduação do JBRJ ou de outras Instituições de Pesquisa e Ensino.

A Comissão de Seleção e a Coordenação do PPG têm a prerrogativa de dirimiras dúvidas ou casos omissos não incluídos neste Edital.

Go to top Menu