Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Programa de Pós-Graduação em Odontologia

 

Recomendado pela CAPES - Homologado pelo CNE (Portaria do MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seção 1, p. 25)

 

NOTA 4 ATRIBUÍDA PELA CAPES NA AVALIAÇÃO QUADRIENAL 2013/2016

 

MESTRADO PROFISSIONAL EM ODONTOLOGIA

O Curso de Mestrado Profissional em Odontologia foi implantado na UNIGRANRIO no ano de 2000 e desde então vem atendendo às demandas do mercado para formação de profissionais qualificados. Muitos de seus egressos ocupam hoje, posições de destaque nos cenários acadêmico,  profissional e tecnológico.

Com o amadurecimento do Programa surgiu a necessidade de credenciamento de docentes com titulação nas áreas de formação envolvidas na nova proposta do Curso, e sobretudo, com alta performance na produção tecnológica/científica, na captação de recursos financeiros junto a agências governamentais e nas atividades de ensino no âmbito do Programa e nos Cursos de Graduação.

Além disso, a UNIGRANRIO, em contrapartida aos recursos captados pelo corpo docente, investiu na adequação e modernização da sua infraestrutura para pesquisa. Hoje, os laboratórios de Biomateriais, de Pesquisas Multidisciplinares em Odontologia (LAMP) e de Genética Humana (LabGen), além da Clínica Odontológica dedicada ao Programa, dão completo suporte aos projetos desenvolvidos nas suas linhas de pesquisa.

Do ponto de vista acadêmico e pedagógico, a proposta e a estrutura curricular do Programa acompanharam a evolução das conjunturas do mercado em que se insere a Odontologia. A mudança de paradigma fez com que o Curso de Mestrado Profissional passasse a buscar perguntas (problemas) de âmbito geral que pudessem ser respondidas à luz do conhecimento das especialidades odontológicas e áreas afins, e não apenas o aprofundamento das especialidades em si.

Assim, foi criada a Área de Concentração em Clínica Odontológica. Nesta Área de Concentração são trabalhados saberes de caráter tecnológico, inovador, científico e profissional, que integrados, dão suporte à realização de atividades para a formação de Mestres Profissionais qualificados e capazes de atuar nos mais variados cenários da Odontologia contemporânea. As linhas de pesquisa –  (i) Tecnologias, materiais e instrumentos empregados na Odontologia; e  (ii) Estudos avançados em clínica odontológica – articuladas entre si e com o conjunto diversificado de disciplinas, agregam projetos que estudam os princípios mecânicos e biológicos da prática clínica odontológica.

Objetivos do curso

Os objetivos do Curso de Mestrado Profissional em Odontologia da UNIGRANRIO são: (i) capacitar cirurgiões-dentistas para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho; (ii) transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local; (iii) promover a articulação integrada com distintas entidades que pleiteiam a formação profissional qualificada, visando melhorar a eficácia e eficiência de organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e aplicação de processos adequados de inovação; e, (iv) contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade de empresas e organizações públicas e privadas; (v) formar profissionais qualificados para o mundo do trabalho e despertar vocações para a docência com vistas à compreensão dos avanços do conhecimento científico e tecnológico aplicáveis à Odontologia, assim como em áreas afins; e, (vi) aprimorar modelos metodológicos experimentais e clínicos de modo a contribuir para a formação de profissionais capazes de lidar com as contínuas mudanças no conhecimento científico e tecnológico;

Perfil do profissional a ser formado

No Curso de Mestrado Profissional em Odontologia contempla-se o componente profissionalizante, que prepara o egresso para as atividades tecnológicas, científicas e profissionais, desenvolvendo competências e habilidades para o mundo do trabalho no âmbito geral da Clínica Odontológica, na qual se caracterizam a interdisciplinaridade e a complementaridade, não deixando de lado a identidade disciplinar e a competência transdisciplinar.

Público alvo

Poderão candidatar-se ao Curso de Mestrado Profissional em Odontologia da UNIGRANRIO, os portadores de diplomas de nível superior obtidos em cursos de Odontologia reconhecidos pelo MEC, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Odontologia.

Duração do Curso

 Cumpridos os créditos e demais requisitos o prazo para conclusão do curso é de 24 meses.

Menu