Pró-Reitoria de Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Mestrado e Doutorado - PROPEP

Nos últimos anos, a Unigranrio tem dado especial atenção à pesquisa em todas as áreas que fazem parte de seus programas de pós-graduação stricto sensu e de suas Escolas – Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Aplicadas, Ciência e Tecnologia e Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades. Existe, hoje, uma política institucionalizada de auxiliar e promover os grupos de pesquisa e seus participantes por intermédio de inúmeras iniciativas que incluem: 1. o Programa de Bolsas de Produtividade (PROPESQ) que criou o regime de dedicação plena na Unigranrio, contemplando os que meritoriamente tiveram seus projetos de pesquisa e produção intelectual avaliados e aprovados por pares, externos à universidade; 2. o crescimento exponencial no número de Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq e de projetos e alunos de Iniciação Científica; 3. a premiação por trabalhos publicados em periódicos estratificados pelo Qualis/CAPES; 4. o estímulo à apresentação de trabalhos em eventos nacionais e internacionais nas respectivas áreas, propiciando subsídios significativos aos pesquisadores que têm seus resumos aceitos; 5. convênios com universidades e institutos de pesquisa do Brasil, destacando-se as parcerias com a USP e InMetro; 6. a internacionalização da universidade, agora com um número crescente de convênios firmados com instituições doe exterior.
 
A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação decidiu, aproveitando esse momento de positivas expectativas da universidade, resgatar o Almanaque de Pesquisa da Unigranrio, tornando-o publicação semestral, com Conselho Editorial definido e do qual participam pesquisadores da própria instituição e pesquisadores externos, brasileiros e do exterior, de reconhecido saber. Vale lembrar que o Almanaque de Pesquisa da Unigranrio é Qualis B3 CAPES e seus volumes anteriores eram publicados em CD-ROM. A partir de agora, ele terá uma versão on-line e os artigos submetidos passarão obrigatoriamente por revisão por pares. O Almanaque terá três seções: a Seção de Relato de Pesquisa, para a submissão de relatos originais de pesquisa em versão circunstanciada de 05 a 08 laudas; a Seção de Artigos Completos, para artigos de revisão da literatura, revisões sistemáticas e meta-análises ou trabalhos originais; e a Seção de Resumos de Teses e Dissertações. O Almanaque estará disponível para toda a comunidade científica das áreas de Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Tecnologia, Ciências Sociais Aplicadas.
 
Convidou-se para comandar essa nova fase do Almanaque de Pesquisa da Unigranrio docentes e pesquisadores da Unigranrio que têm efetivamente se dedicado, entre muitos outros igualmente devotados, ao atual esprit de corps da Unigranrio quanto ao pensar e criar o novo. Tendo em vista o caráter multidisciplinar do Almanaque optou-se por escolher um Corpo de Editores que refletisse esse perfil. Aceitaram prontamente a “convocação para o desafio” a Professora Daniele Ribeiro Fortuna da Área de Letras e Comunicação que será a Editora da revista em sua nova versão. Serão seus Editores Associados, as Professoras Aline de Almeida Neves Coutinho, do PPG em Odontologia e Denise Franca Barros do PPG em Administração e os Professores Luciano Freitas do Nascimento da Escola de Ciência e Tecnologia e Marcio Luiz Correa Vilaça do PPG em Letras e Ciências Humanas.
 
A PROPEP agradece àqueles que têm participado ativamente e com entusiasmo das metas e objetivos que foram propostos em Fevereiro de 2012, quando assumimos a Pró-reitoria.  Estamos no início de uma longa caminhada e há muito a fazer. Eventuais avanços que por ventura ocorreram nesse período só foram possíveis graças ao apoio incondicional de todos. Por fim, vale registrar que nada teria acontecido não fosse a decisiva liderança do Reitor da Unigranrio, Professor Arody Cordeiro Herdy.
 
Prof. Emilio Antonio Francischetti
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Destaques

Mensagem do Pró-Reitor

Auxilios

A PROPEP apóia com Auxílios a participação de docentes em eventos (formulário de auxílio a eventos) para divulgação e discussão de seus resultados de pesquisa, como também na publicação de seus trabalhos (formulário de auxílio a publicações), lembrando que "os resultados de uma pesquisa só se tornam científicos depois de publicados (J.Zyman)".

Plano de Desenvolvimento Institucional da Unigranrio - PDI 2015 - 2019

O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI-Unigranrio, da área da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, é uma prestação de contas dos caminhos percorridos a partir de fevereiro de 2012, quando assumimos a Pró-Reitoria, ao mesmo tempo em que apresentamos os desafios e possíveis soluções para os próximos cinco anos. Entendemos que a elaboração de um PDI se reveste da singular importância de pensar o futuro, a partir de conceitos e metodologias que tornem factível a verdadeira identidade da Instituição. Assim, o objetivo é chamar a comunidade acadêmica para uma reflexão sobre propostas que espelham o processo dinâmico que ciência, inovação e tecnologia representam para os destinos da Unigranrio. Fica explícito que as propostas não se esgotam neste documento, por entendermos que a nossa estrutura universitária passa por um importante momento de aprimoramento de seu planejamento, ancorado na trilogia que norteia uma Instituição de Ensino Superior contemporânea – excelência acadêmica, viabilidade econômica e sustentabilidade social.

 

Almanaque Unigranrio de Pesquisa e Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa - Edição 2017

Mais uma vez, Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa e o Almanaque Unigranrio de Pesquisa apresentam artigos em variadas áreas do conhecimento.

Neste número, os textos incluem as áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde.

Na seção de Artigos Especiais, o professor Cleber Andrade, da Universidade Federal Fluminense, traz uma interessante discussão sobre a filosofia de Gilles Deleuze.

No Editorial, o professor Joaquim Humberto de Oliveira, do programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Unigranrio, dialoga com o artigo do professor Cleber, complementando sua importante contribuição para estes periódicos.

O primeiro número de 2017 do Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa e o Almanaque Unigranrio de Pesquisa apresenta ainda contribuições de pesquisadores de diversas universidades brasileiras, fortalecendo ainda mais a interação entre a Unigranrio e outras instituições de ensino, e entre graduação e pós-graduação.

Visite aqui a nova Edição do Almanaque Unigranrio de Pesquisa!

 

 

RELATÓRIO PROPEP 2016

ACESSE O RELATÓRIO PROPEP 2016

 

CENSO 2016 - Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq

 

Prezados Líderes dos Grupos de Pesquisa CNPq da Unigranrio

A PROPEP enfatiza a importância e necessidade de atualização dos Grupos de Pesquisa do CNPq, conforme oficio da Presidência da Instituição, recebido em 10 de agosto de 2016. Acesse o ofício.

Lembramos que o prazo de atualização se encerra em 28/10/2016 as 18:00 horas, e que grupos inativos e pesquisadores e estudantes que não mais, participam dos grupos serão excluídos. A PROPEP se coloca à inteira disposição dos líderes para esclarecimentos e suporte no processo de atualização.

 

Atenciosamente,

Emilio Antonio Francischetti

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Contato

Rua Prof. José de Souza Herdy, 1160 - Bloco B - 1º Andar

Jardim 25 de Agosto - CEP: 25071-202 - Duque de Caxias - RJ

Tel.: (+5521) 2672-7743, 2672-7867, 2672-7861

Email: propep@unigranrio.com.br

Fontes de Notícias & Editais

 

              

 

Go to top Menu