Pró-Reitoria de Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Mestrado e Doutorado - PROPEP

Nos últimos anos, a Unigranrio tem dado especial atenção à pesquisa em todas as áreas que fazem parte de seus programas de pós-graduação stricto sensu e de suas Escolas – Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Aplicadas, Ciência e Tecnologia e Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades. Existe, hoje, uma política institucionalizada de auxiliar e promover os grupos de pesquisa e seus participantes por intermédio de inúmeras iniciativas que incluem: 1. o Programa de Bolsas de Produtividade (PROPESQ) que criou o regime de dedicação plena na Unigranrio, contemplando os que meritoriamente tiveram seus projetos de pesquisa e produção intelectual avaliados e aprovados por pares, externos à universidade; 2. o crescimento exponencial no número de Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq e de projetos e alunos de Iniciação Científica; 3. a premiação por trabalhos publicados em periódicos estratificados pelo Qualis/CAPES; 4. o estímulo à apresentação de trabalhos em eventos nacionais e internacionais nas respectivas áreas, propiciando subsídios significativos aos pesquisadores que têm seus resumos aceitos; 5. convênios com universidades e institutos de pesquisa do Brasil, destacando-se as parcerias com a USP e InMetro; 6. a internacionalização da universidade, agora com um número crescente de convênios firmados com instituições doe exterior.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação decidiu, aproveitando esse momento de positivas expectativas da universidade, resgatar o Almanaque de Pesquisa da Unigranrio, tornando-o publicação semestral, com Conselho Editorial definido e do qual participam pesquisadores da própria instituição e pesquisadores externos, brasileiros e do exterior, de reconhecido saber. Vale lembrar que o Almanaque de Pesquisa da Unigranrio é Qualis B3 CAPES e seus volumes anteriores eram publicados em CD-ROM. A partir de agora, ele terá uma versão on-line e os artigos submetidos passarão obrigatoriamente por revisão por pares. O Almanaque terá três seções: a Seção de Relato de Pesquisa, para a submissão de relatos originais de pesquisa em versão circunstanciada de 05 a 08 laudas; a Seção de Artigos Completos, para artigos de revisão da literatura, revisões sistemáticas e meta-análises ou trabalhos originais; e a Seção de Resumos de Teses e Dissertações. O Almanaque estará disponível para toda a comunidade científica das áreas de Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Tecnologia, Ciências Sociais Aplicadas.
 
Convidou-se para comandar essa nova fase do Almanaque de Pesquisa da Unigranrio docentes e pesquisadores da Unigranrio que têm efetivamente se dedicado, entre muitos outros igualmente devotados, ao atual esprit de corps da Unigranrio quanto ao pensar e criar o novo. Tendo em vista o caráter multidisciplinar do Almanaque optou-se por escolher um Corpo de Editores que refletisse esse perfil. Aceitaram prontamente a “convocação para o desafio” a Professora Daniele Ribeiro Fortuna da Área de Letras e Comunicação que será a Editora da revista em sua nova versão. Serão seus Editores Associados, as Professoras Aline de Almeida Neves Coutinho, do PPG em Odontologia e Denise Franca Barros do PPG em Administração e os Professores Luciano Freitas do Nascimento da Escola de Ciência e Tecnologia e Marcio Luiz Correa Vilaça do PPG em Letras e Ciências Humanas.
 
A PROPEP agradece àqueles que têm participado ativamente e com entusiasmo das metas e objetivos que foram propostos em Fevereiro de 2012, quando assumimos a Pró-reitoria.  Estamos no início de uma longa caminhada e há muito a fazer. Eventuais avanços que por ventura ocorreram nesse período só foram possíveis graças ao apoio incondicional de todos. Por fim, vale registrar que nada teria acontecido não fosse a decisiva liderança do Reitor da Unigranrio, Professor Arody Cordeiro Herdy.
 
Prof. Emilio Antonio Francischetti
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Destaques

Message from the Pro-Rector / Mensagem do Pró-Reitor

Grants and Rewards / Auxilios

PROPEP supports grants for faculty members participating in meetings congress and seminars, in Brazil and abroad, since theirs projects and results have been approved by the Selection Committees. Additionally, PROPEP supports fees for publication of papers, and confers rewards for papers accepted for publication in journals stratified according to Qualis CAPES.


A PROPEP apóia com Auxílios a participação de docentes em eventos (formulário de auxílio a eventos) para divulgação e discussão de seus resultados de pesquisa, como também na publicação de seus trabalhos (formulário de auxílio a publicações), lembrando que "os resultados de uma pesquisa só se tornam científicos depois de publicados (J.Zyman)".

Unigranrio’s Institutional Development Plan – PDI 2015 – 2019 / Plano de Desenvolvimento Institucional da Unigranrio - PDI 2015 - 2019

The Unigranrio’s Institutional Development Plan – PDI, of the Pro-Rectory of Research and Post-Graduate Studies is a report of accountability of the initiatives taken since February, 2012, when we assumed the Pro-Rectory. At that time, we presented the challenges and possible solutions for the next five years. We understand that the PDI should have a particular importance for thinking the future, based on the concepts and methodologies that make feasible the identity of the institution. Thus, one of the most important objective and action have been to call attention of academic community to reflect on the proposals that mirror the dynamic process that science, innovation and technology represent for the Unigranrio University. However, we also had in mind that the proposals of PDI should go beyond this document, since we understand that research and post-graduate studies are anchored in the trilogy that guides a contemporary education of excellence – high levels of academic performance, economic viability and social sustainability.  


O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI-Unigranrio, da área da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, é uma prestação de contas dos caminhos percorridos a partir de fevereiro de 2012, quando assumimos a Pró-Reitoria, ao mesmo tempo em que apresentamos os desafios e possíveis soluções para os próximos cinco anos. Entendemos que a elaboração de um PDI se reveste da singular importância de pensar o futuro, a partir de conceitos e metodologias que tornem factível a verdadeira identidade da Instituição. Assim, o objetivo é chamar a comunidade acadêmica para uma reflexão sobre propostas que espelham o processo dinâmico que ciência, inovação e tecnologia representam para os destinos da Unigranrio. Fica explícito que as propostas não se esgotam neste documento, por entendermos que a nossa estrutura universitária passa por um importante momento de aprimoramento de seu planejamento, ancorado na trilogia que norteia uma Instituição de Ensino Superior contemporânea – excelência acadêmica, viabilidade econômica e sustentabilidade social.

 

PROPEP REPORT 2016 / RELATÓRIO PROPEP 2016

ACCESS THE PROPEP 2016 REPORT ACESSE O RELATÓRIO PROPEP 2016

 

CENSUS 2016 – Directory of Research Groups CNPq / CENSO 2016 - Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq

Dear Leaders of Unigranrio’s Research Groups CNPq,

PROPEP emphasizes the updating importance and needs for the Research Groups of CNPq, according the official report from the President of CNPq, received in August 10, 2016. Access the official report.

We remind you that the update deadline ends on 10/28/2016 at 6 pm, and that inactive groups, researches and students who no longer participate in the groups will be excluded. We are permanently available to support the leaders of research groups in the updating process.

Yours Truly,

Emilio Antonio Francischetti

Pro-Rector of Research and Post-Graduate Studies - Master’s Degree and Doctorate Programs

 


Prezados Líderes dos Grupos de Pesquisa CNPq da Unigranrio

A PROPEP enfatiza a importância e necessidade de atualização dos Grupos de Pesquisa do CNPq, conforme oficio da Presidência da Instituição, recebido em 10 de agosto de 2016. Acesse o ofício.

Lembramos que o prazo de atualização se encerra em 28/10/2016 as 18:00 horas, e que grupos inativos e pesquisadores e estudantes que não mais, participam dos grupos serão excluídos. A PROPEP se coloca à inteira disposição dos líderes para esclarecimentos e suporte no processo de atualização.

Atenciosamente,

Emilio Antonio Francischetti

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

PROPEP REPORT 2017 / RELATÓRIO PROPEP 2017

 

Access the Full Report / Acesse o Relatório na Íntegra

Contato

Rua Prof. José de Souza Herdy, 1160 - Bloco B - 1º Andar

Jardim 25 de Agosto - CEP: 25071-202 - Duque de Caxias - RJ

Tel.: (+5521) 2672-7743, 2672-7867, 2672-7861

Email: propep@unigranrio.com.br

Fontes de Notícias & Editais

 

              

 

Go to top Menu