Dr. Adjair Alves 

Doutor (2009) e Mestre (2005) em Antropologia pelo (PPGA/UFPE). Graduado em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (1987). Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco, Líder de Grupo de pesquisa - (ARGILEA - Antropologia, Religiosidade, Gênero, Interculturalidade, Linguagens e Educação Ambiental), com registro no CNPq atuando como pesquisador, nos temas: (Etnologia Brasileira, Religiosidade no meio Urbano e Rural, Juventude, Educação Intercultural). Autor de vários artigos publicados em periódicos, e do livro: Treinando a Pesquisa Participante - pela editora da UFPE, 2011. 

 

Dr. Bruno A. Dornelas Câmara 

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco, com ênfase em História Social do Norte e Nordeste, na linha de pesquisa Movimentos Sociais e Poder Político (2012). Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Concluiu o curso de Licenciatura em História pela mesma universidade (2003). Tem experiência na área de História do Brasil Império e História de Pernambuco. É professor adjunto do curso de Licenciatura em História da Universidade de Pernambuco ? UPE/Campus Garanhuns e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas - PROCADI. É docente colaborador do PPGH/UFPE. Integra os seguintes grupos de pesquisa: GEHSCAL ? Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina (da UPE), Identidades culturais: preservação e transitoriedade na cultura afro-brasileira (da UPE), O Mundo Atlântico (da UFPE) e GEPHISTO ? Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Oitocentos (da UFRPE).

 

Dr. Carlos André Silva de Moura 

Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade de Pernambuco (UPE) e docente do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e do Programa de Pós-graduação em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas. Pós-doutor em História na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio como Investigador Visitante Sênior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL). Doutor em História na UNICAMP, com estágio doutoral como Investigador Visitante Júnior no ICS/UL, Mestre em História Social da Cultura Regional e graduado em Licenciatura em História na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É professor do Programa de Pós-graduação em História da UFRPE. É presidente da Comissão de Peritos em História e Arquivística para causa de Beatificação junto ao Vaticano. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, História das Religiões, História Contemporânea, História do Portugal Republicano e História do Brasil Republicano. Atualmente se dedica a pesquisas sobre a História Cultural das Religiões, as histórias cruzadas entre intelectuais portugueses e brasileiros durantes o movimento de Restauração Católica, as aparições marianas no mundo luso-brasileiro, as relações internacionais entre Brasil e Portugal no início do século XX, as missões e diásporas religiosas em África, os espaços de sociabilidade e o Ensino de História. É coordenador do Laboratório de Estudos da História das Religiões (LEHR), líder do Grupo de Pesquisa História das Religiões e Práticas Culturais (cadastrado no CNPq), membro da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo, componente da atual direção (2019 - 2021) do Centro de Estudos em História Cultural das Religiões (CEHIR). Avaliador Institucional e de Curso do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

 

Dr. Carlos Reis 

Carlos Reis (n. em Angra do Heroísmo) é professor catedrático da Universidade de Coimbra e leciona Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura e Estudos Queirosianos. Desde 2012 é coordenador do Centro de Literatura Portuguesa/FCT. Como professor convidado lecionou em diversas universidades estrangeiras: Salamanca, Wisconsin-Madison (Tinker Visiting Professor), Santiago de Compostela, Massachusetts-Dartmouth (Endowed Chair Professor), Pontifícia Univ. Católica do Rio Grande do Sul e Univ. do Estado Rio de Janeiro. Dirige a História Crítica da Literatura Portuguesa (oito vols. publicados; Ed. Verbo). Foi diretor das revistas Discursos (Univ. Aberta) e Leituras (Biblioteca Nacional); é diretor da revista Queirosiana (Fund. Eça de Queirós) e da Revista de Estudos Literários (Centro de Literatura Portuguesa). Publicou mais de vinte livros, em Portugal, Espanha, Alemanha, França e Brasil, dentre os quais: Fundamentos y técnicas del análisis literario (Madrid: Gredos, 1990), Dicionário de Narratologia (com Ana Cristina M. Lopes; Coimbra: Almedina, 1987; Salamanca: Almar, 2002; São Paulo: Ática, 1988), Towards a Semiotics of Ideology (Berlin: Mouton de Gruyter, 1993), O Conhecimento da Literatura (Coimbra: Almedina, 1995; Porto Alegre, EDIPUCRS, 2003) e Diálogos com José Saramago (2ª ed. Porto: Porto Editora, 2014). Foi diretor da Biblioteca Nacional, presidente da Associação Internacional de Lusitanistas, reitor da Universidade Aberta (2006-2011) e presidente da European Association of Distance Teaching Universities (2009-2011). É doutor honoris causa pela Pontifícia Univ. Católica do Rio Grande do Sul, membro da Real Academia Española, da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Europaea. No CLP dirige os projetos Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós (15 vols. publicados: Imp. Nacional-Casa da Moeda) e ?Figuras da Ficção?. É autor dos blogues ?Queirosiana? e ?Figuras da Ficção?. 

 

Drª. Dayse Cabral de Moura 

Possui graduação em Pedagogia (1996), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco e coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFPE- NEAB. Tem experiências na área de formação de professores(as) com ênfase nos processos de Educação das Relações Raciais, Gênero e Raça, Literatura Afro-brasileira, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. Participou da fundação do Instituto de Estudos da África-UFPE. É membro da Associação de pesquisadores Negros/ ABPN. É organizadora do livro: Educação das relações étnico-raciais nas escolas: o que indicam as pesquisas? Autora do livro: Leitura e Construção de Identidades Raciais na Educação de Jovens e Adultos, do livro de literatura: A rainha Dandara e a beleza dos cabelos crespos, todos editados pela Editora Universitária da UFPE e o livro de literatura infantil: Oranyam e a grande pescaria, editado pela Mazza Edições, Belo Horizonte, MG, 2014.

 

Drª. Érika de Sousa Mendonça 

Professora Adjunta do Curso de Psicologia da Universidade de Pernambuco. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade de Pernambuco. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de pesquisa de Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas (2012-2016); Mestre pelo mesmo programa no período de 2006 a 2008; Especialista em Intervenções em Psicologia Clínica, pela Universidade Católica de Pernambuco (2004-2005). Participação no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL) da UFPE e Práticas discursivas, Interação Social e Ensino (DISCENS) da UPE. Desenvolvimento de projetos de pesquisa na linha da Psicologia Política, problematizando a juventude e questões raciais, modos e processos de subjetivação, participação política e políticas públicas de juventude. 

 

Dr. Geam Karlo Gomes

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB). Professor da Universidade de Pernambuco. Líder do ITESI Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário. Membro do GT da ANPOLL: Imaginário, representações literárias e deslocamentos culturais. Atualmente é docente orientador do Programa Residência Pedagógica, da CAPES, no Núcleo de Letras do Campus Petrolina. Tem experiências nas áreas de Letras, Literatura, Imaginário e Cultura, Imaginário e Educação e Literatura e Religião - Teopoética. Suas pesquisas se expandem para ensino de leitura e produção textual, gêneros textuais, multimodalidade, multiletramentos e formação de professores. 

 

Dr. Giorge André Lando

Pós-Doutorado em Direito pela Università degli Studi di Messina - Itália. Doutor em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo - FADISP (2014). Mestre em Direito Processual e Cidadania pela Universidade Paranaense - UNIPAR (2008). Especialista em Direito Civil e Processual Civil (2006) e Graduação em Direito (2003) também por esta Universidade. Atualmente é advogado, Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco - UPE e Gerente da Divisão de Pós-Graduação da FCAP/UPE, Professor Colaborador do curso de Mestrado em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas - UPE, Professor Permanente do curso de Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Pesquisador Visitante Sênior da FIOCRUZ-PI., com experiência em cargos de gestão, tais como, Coordenação de Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), Coordenação de Curso e Coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA. É Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior/BASis, Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Portaria nº 430, de 29 de maio de 2018. Atuação na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Processual Civil. Também é membro do Instituto de Pesquisa e Extensão Perspectivas e Desafios de Humanização do Direito Civil - Constitucional - IDCC. É Vice-líder do Grupo de Pesquisa Direito do Trabalho e os Dilemas da Sociedade Contemporânea - DITRA.

 

Drª. Karina Moreira Ribeiro da Silva Melo 

Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2017). Mestra (2011), licenciada (2008) e bacharela (2012) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua principalmente nos seguintes temas: história indígena, Brasil colonial e imperial, fronteiras. É professora adjunta na Universidade Estadual de Pernambuco/UPE. Coordenou a fundação do GT Indígenas na História (GTIH) junto à ANPUH-RS (2016). Integra o projeto de catalogação do LEPEHIS-Laboratório de Ensino Pesquisa e Extensão em História/UPE. É membro do GT "Os Índios na História", vinculado à ANPUH, sendo responsável pelo site e pelo canal do GT. Integra a gestão da ANPUH-PE e faz parte do GT de História Indígena na mesma seção. 

 

Dr. Ricardo José Lima Bezerra 

Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Licenciado em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns. Professor Efetivo das Faculdades Integradas de Garanhuns-Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (FACIGA-AESGA). Professor da Licenciatura em História da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns. Professor do Bacharelado em Direito da FACIGA- AESGA. Professor do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da FACIGA-AESGA. Membro Fundador e Permanente do Núcleo de Estudos sobre África e Brasil da Universidade de Pernambuco (NEAB/UPE). Integrante do Grupo de Pesquisa "Identidades culturais: preservação e transitoriedade na cultura afro-brasileira" da Universidade de Pernambuco. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas (PROCADI) da Universidade de Pernambuco. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Membro da Associação Nacional de História - ANPUH Seção Pernambuco. Docente do PARFOR UPE. Desenvolve pesquisas sobre Ensino de História, Histórias e Culturas dos Povos Indígenas, Ensino de Histórias e Culturas Indígenas, Representações sociais, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Pública Brasileira.

 

Drª. Sandra Simone Araujo

Professora Doutora da Universidade de Pernambuco (UPE) do curso de Licenciatura em História; do Mestrado Profissional sobre Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas e do Mestrado Profissional de Ensino de História. Possui Graduação em Serviço Social, Mestrado e Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Realiza projetos de pesquisa e extensão nas áreas de patrimônio cultural, cultura popular, acessibilidade, imigração, imaginário, fotografia e cidade. 

 

Drª. Silvania Núbia Chagas 

Possui doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2007), pós-doutorado em Literaturas Africanas pela Universidade Federal da Bahia, pós-doutorado em Literaturas Africanas pela Universidade de Coimbra e mestrado em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns, onde é Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre África e Brasil - NEAB e Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas - PROCADI. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Teoria Literária e Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, e outras literaturas de língua inglesa, trabalhando principalmente com as seguintes temáticas: Influências das religiões africanas na literatura, feminismo negro na literatura, relações literárias e culturais entre Brasil e África, Literatura Afro-Brasileira e Literatura e Cinema.

 

Drª. Tárcia Regina da Silva

Possuo doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2014), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (1998). Atualmente sou professora adjunta da Universidade de Pernambuco.Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica. Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas (PROCADI) e do Programa Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental (PPGSDS). Tenho interesse na área de Educação, com ênfase em Educação das Relações Étnico-Raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil e diferença, Formação de professores, Educação em Direitos Humanos, Diversidade/Diferença.

 

Dr. Valdir Ferreira da Silva 

Possui graduação em Estudos Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco (1980) e doutorado em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade de Deusto (1999). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciência Política e Antropologia, com ênfase em Atitude e Ideologias Políticas, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, desigualdade social, violência, política social e pobreza. 

 

Drª. Vânia Fialho 

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE e do Mestrado em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas da UPE. Realizou estágio pós-doutoral na Università Degli Studi di Milano-Bicocca (2010). Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia com ênfase em políticas de reconhecimento, povos e comunidades tradicionais, espaços e dinâmicas territoriais e coordena o Núcleo de Pernambuco do Projeto Nova Cartografia Social.

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