Avisos

Matrícula - Disciplinas Remotas

Estão abertas as matrículas para disciplinas exclusivamente na modalidade remota. O período de matrícula é 29/06/2020 (hoje) até 02/07/2020. As aulas terão início no dia 06/07/2020.
 
Essa matrícula não é obrigatória, apenas para os interessados em cursar disciplinas na modalidade remota. A duração das disciplinas será de dois meses, sendo que cada disciplina terá uma carga horária de 8 horas semanais. Ficará a critério de cada docente como dividir essa carga em aulas síncronas e atividades assíncronas. As aulas remotas serão realizadas utilizando a plataforma do Google, Classroom e Meeting.
 
Além de algumas disciplinas ofertadas em 2020.1, novas disciplinas estão sendo ofertadas nesta matrícula em disciplinas remotas.
 
O formulário online para matrícula pode ser encontrado em: https://forms.gle/yNNQHb8hfG6fTGAW7
 
ATENÇÃO:
Disciplinas já iniciadas no período de 2020.1 só serão efetivadas caso todos os discentes anteriormente matriculados se matriculem na disciplina remota.

Informamos também que nova matrícula implica em autorização para gravação das aulas e tendo a ciência também que a cadeira será executada remotamente num modelo misto envolvendo atividades síncronas e assíncronas. 

 

O corpo docente de nosso Programa conta com:

  • (A) três pesquisadores de pesquisa do CNPq:
    1. Prof. Carmelo José Albanez Bastos Filho
    2. Prof. Fernando Buarque de Lima Neto
    3. Prof. Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
  • (B) três pesquisadores em desenvolvimento tecnológico do CNPQ:
    1. Prof. Alexandre Magno Andrade Maciel
    2. Prof. Byron Leite Dantas Bezerra
    3. Prof. Wellington Pinheiro dos Santos
  • (C) oito professores com pós-doutorado:
    1. Prof. Carmelo Bastos Filho, pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. Bolsista: CAPES. Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações / Especialidade: Sistemas de Telecomunicações.
    2. Prof. Denis Silva Silveira, pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Bolsista do(a): CAPES Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
    3. Profa. Fernanda Alencar, pela Universitat Politècnica de València, UPV, Espanha. Bolsista do(a): CAPES Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Requisitos.
    4. Prof. Fernando Buarque de Lima Neto, pela Universität Münster, WWU MÜNSTER, Alemanha. Bolsista: Alexander von Humboldt Foundation. Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Logistica.
    5. Prof. Jaelson Freire Brelaz de Castro, pela University College London, UCL, Grã-Bretanha. Bolsista: CAPES. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Requisitos.
    6. Profa. Maria Lencastre, pela Universidade Nova de Lisboa. Bolsista: CAPES Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
    7. Profa. Patricia Takako Endo, pela Dublin City University, DCU, Irlanda. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Especialidade: Computação em Nuvem.
    8. Profa. Roberta Andrade de Araujo Fagundes, pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. Bolsista do(a): CAPES Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Estatística / Especialidade: Regressão.
  • (D) sete professores com dedicação exclusiva:
    1. Prof. Alexandre Magno Andrade Maciel
    2. Prof. Bruno José Torres Fernandes
    3. Prof. Byron Leite Dantas Bezerra
    4. Prof. Carmelo José Albanez Bastos Filho
    5. Prof. Fernando Buarque de Lima Neto
    6. Profa. Maria Lencastre
    7. Profa. Roberta Andrade de Araujo Fagundes

DIVULGA.AI e DIVULGA-SE

O DIVULGA é um projeto do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Computação (PPGEC) da Universidade de Pernambuco, iniciado em Abril de 2020 durante o período da pandemia do covid-19.

O DIVULGA é voltado para a realização de lives, no formato de entrevistas, cuja iniciativa parte de membros da academia, dentro de duas linhas de pesquisa:  Divulga-AI (Artificial Intelligence) e Divulga-SE (Software Engineering). Pode ser visto como uma estratégia impulsionadora e motivacional para os alunos/professores da UPE de divulgação e fortalecimento de suas pesquisas no âmbito do PPGEC.

Ele promove o engajamento entre alunos e professores, assim com pessoas relevantes da academia/indústria no contexto de suas pesquisas.  Nestes tempos de isolamento, permite expandir os muros físicos da  universidade, integrar todos de forma digital, disseminando troca de conhecimento,  num formato leve, criativo e periódico. De forma complementar, através da sua divulgação e disponibilização em redes sociais, busca também atingir a sociedade de um modo geral, que poderá ter acesso e participação ativa nas transmissões.

Formato: lives de 20-30 minutos, numa espécie de entrevista guiada, garantindo uma boa dinamicidade.

Periodicidade: serão realizadas 3 lives por semana (segunda, quarta e sexta) com um professor/estudante da UPE assumindo a dinâmica de cada entrevista ocorrida durante  a live, sendo o horário às 17 hrs (salvo exceções).

Programação: abaixo a grade entrevistas programadas:

Divulga.AI

  • 20/4 Carmelo Bastos – Rodrigo Paiva (Visão de uma Startup de Saúde Sobre a Pandemia)
  • 22/4 Fernando Buarque – Hugo Serrano (Visão de um Nordestino Hoje Professor na Inglaterra)
  • 24/4 Meuser Valença – Lara Dantas (Dia a Dia de uma Project Manager em um Mundo Globalizado)
  • 27/4 Wellington Pinheiro – Clarisse Lima (Epidemiologia Digital)
  • 29/4 Bruno Fernandes – Pablo Barros (Experiências em Robótica Afetiva)
  • 04/5 Patrícia Endo - Vanderson Sampaio (Under Pressure: Análise de Dados Clínicos em Tempos de COVID)
  • 06/5 Alexandre Maciel – Adson Matoso (Iniciativas de Visão Computacional no DNIT)
  • 08/5 Byron Leite – Victor Lundgren (Uso de Inteligência Artificial na Robótica Assistiva)

Divulga-SE

  • 11/5 Wylliams Santos - Wladimir Farias (Desafios da gestão de projetos em tempos de COVID-19)
  • 13/5 Maria Lencastre – Pierre Lucena (Como os ecossistemas de TICs estão/irão lidando com a pandemia)
  • 15/5 Fernanda Alencar - José Vinicius (Perspectivas de Uso de Metodologias Ativas e de EAD)
  • 15/5 Wylliams Santos - Rêmulo Cesar (Pesquisa e Inovação no Interior de PE)

Redes sociais: Instagram e Youtube

Pagina 1 de 19

Go to top Menu