Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina

 

A proposta do Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) tem como objetivo formar professores(as) nos diferentes níveis de ensino que compreendam a interdisciplinaridade como um desafio prático na pesquisa e nos processos pedagógicos. Entre seus objetivos específicos busca compreender a interdisciplinaridade como potencialidade que auxilia os(as) educadores(as) e as escolas e instituições de ensino na ressignificação do trabalho pedagógico e nas formas de organização dos ambientes para a aprendizagem; formar professores(as) pesquisadores(as) e, principalmente, tornar a pesquisa um princípio educativo entre os(as) alunos(as) da Educação Básica; inserir o(a) professor(a) no debate de questões, como a diversidade e a pluralidade cultural; articular os cursos de formação de professores(as) da UPE Petrolina para uma efetiva intervenção de práticas interdisciplinares voltadas à realidade do semiárido, além de propor atividades interdisciplinares como uma ferramenta à construção do conhecimento.

 

Com Área de Concentração em Educação, o PPGFPPI se estrutura em torno de duas linhas de pesquisa: 1) Políticas Educacionais, Formação Docente e Práxis Pedagógica e 2) Educação, Meio Ambiente e Saúde.

A primeira linha compreende estudos relacionados a três grandes eixos, quais sejam as políticas educacionais, formação de professores e práticas pedagógicas. Estes eixos são abordados em perspectiva interdisciplinar e contemplam os desafios colocados à escola na sociedade contemporânea. As pesquisas desta linha buscam contribuir de maneira efetiva para a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica, desencadeando outras formas de pensar sobre o saber-fazer docente.

A segunda linha de pesquisa visa desenvolver estudos interdisciplinares focados na prática docente, com ênfase nos temas transversais definidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Tem seu foco nas reflexões sobre educação e diversidade em ambientes formais e não formais de ensino. As temáticas focalizam: Ética, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Saúde, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo. As pesquisas desta linha visam contribuir para um estreitamento do diálogo entre diferentes áreas de formação, buscando compreender a realidade do semiárido brasileiro através de agendas transversais e interdisciplinares.

 

Para a UPE Campus Petrolina a aprovação do seu primeiro Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, na modalidade Profissional, além de promover a qualificação de professores e educadores de maneira geral, se torna um importante estímulo na fixação de doutores(as) na região.

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